LinkedIn Sales Navigator: entenda como funciona

O LinkedIn que pode ser considerada um rede social, foi lançada em 2003 com o intuito de ligar profissionais e empresas. A partir do ano de 2012, a plataforma passou a figurar entre as redes sociais mais utilizadas pelos internautas e, pensando em conformidade com o que o mercado precisava, passou a oferecer um leque de serviços.

O LinkedIn Sales Navigator surgiu a partir da observação da mudança da conduta do consumidor moderno e seus novos vicio de consumo, bem como em razão da crescente explosão mobile.

Nesse post, vamos te mostrar como funciona o LinkedIn Sales Navigator e quais os maiores benefícios da ferramenta. Confira!

Você sabe o que é o LinkedIn Sales Navigator?

Por ser o LinkedIn uma rede social voltada para o mundo corporativo, o Sales Navigator foi desenvolvido com o propósito de criar, estreitar e aprofundar o relacionamento com o cliente, além de prospectar novos. A ferramenta é especialmente voltada ao B2B (Business to Business). e tem o objetivo de criar o relacionamento, conquistar e converter vendas.

Como a ferramenta funciona?

O LinkedIn disponibiliza uma demonstração do Sales Navigator na Conta Premium. Funciona como um menu degustação, em que você experimenta o produto e, se gostar, paga pela assinatura para continuar obtendo os benefícios e funcionalidades da ferramenta.

Após fazer a inscrição, ao escolher utilizar o Sales Navigator (dentro da conta Premium), é possível selecionar a versão Profissional ou Pró. A diferença é que a última é mais cara e oferece maior quantidade de InMails, notificações adicionais e a possibilidade de visualizar o nome completo dos usuários.

Quais os recursos oferecidos pelo LinkedIn Sales Navigator?

Pesquisa avançada de Lead Builder

É com este recurso que começa a prospecção de clientes. No menu de navegação você obtém todas as opções de filtro/busca inteligente, como palavras-chave, empresa atual, cargo, entre outros parâmetros indispensáveis para refinar a sua busca e extrair resultados realmente relevantes.

Otimização do recurso “quem viu o seu perfil”

O Sales Navigator permite visualizar o perfil dos usuários que se interessaram pelo seu perfil nos últimos 90 dias.

Recomendações de potenciais clientes e potenciais clientes salvos

Este recurso permite descobrir pessoas e armazená-las para trabalhar uma ação posterior.

Mensagens de InMail

Esta ferramenta possibilita o envio de mensagens (inbox) para potenciais clientes, mesmo que estes não sejam uma conexão.

Pesquisa de perfis ilimitada

Opa! Esse recurso vale ouro. Mas só vale até conexões de 3° grau.

Informações de vendas em tempo real

Através do Sales Navigator, é possível receber um panorama de vendas e potenciais clientes.

O que fazer após configurar os recursos e filtros?

Agora é hora de arregaçar as mangas e usar os recursos inteligentes oferecidos pelo LinkedIn Sales Navigator.

Observe os updates dos seus clientes em prospecção. Dê atenção especial às publicações na Company Page, pois é a empresa que está falando com o mercado (se o seu cliente em potencial for empresa, claro).

Analise também o conteúdo que foi publicado, compartilhado ou atualizado, como: notícias, dicas no segmento, novidades no mercado e etc. É importante estar antenado com o que é do interesse do seu cliente em potencial.

Feito isso, após a impressão inicial sobre esse público-alvo, o próximo passo é a conexão. Você pode fazer o contato através do InMail ou através da rede de relacionamentos, em que você solicita que um contato lhe apresente a outro através da ferramenta. Um vendedor, por exemplo, obtém muito mais sucesso fazendo contato com o cliente através de uma rede social do que fazendo uma ligação para ele.

Nas redes sociais, as chances de conseguir atrair a atenção do cliente aumentam consideravelmente. Isso significa um grande pontapé para o negócio B2B: é o novo consumidor educando a indústria. Observar e ouvir (realmente) o que este novo consumidor deseja /espera, é o caminho para conquistá-lo e um passo importante para fidelizá-lo.

Lembre-se: o InMail é uma porta de entrada (ou saída) para o seu negócio. Portanto, procure realmente conhecer o que a empresa ou público-alvo faz/deseja/gosta/procura/pratica, para não desperdiçar essa chance valiosa, que pode ser única!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que responderemos em breve. Agora, se você já trabalha com o LinkedIn Sales Navigator, conte pra nós sobre a sua experiência. Participe!

Você sabia que também pode vender pelo LinkedIn Sales Navigator?

Agora que você já conhece mais sobre a ferramenta e a possibilidade de integrá-la em suas estratégias de Marketing digital, utilize o lead scoring e filtros no excel ou CRM para identificar os candidatos a clientes mais qualificados.

Depois, repasse esses contatos para o time de vendas, aumentando suas chances de fechar negócios mais lucrativos e com mais produtividade.

E sempre peça feedback sobre a qualidade dos leads para que possam ser otimizados.

Não perca tempo com retrabalho

O Sales Navigator permite que você salve os termos de sua pesquisa para que você tenha um controle maior sobre seu processo.

Você pode salvar essas informações tanto do perfil de leads quanto do de contas.

Essa funcionalidade pode ser útil também no caso de novas buscas em que você pode excluir o que já foi salvo, conectado e visualizado.

Prospecção inteligente

Recomendações e prospecções inteligente que se baseiam no histórico de preferências e perfis de clientes potenciais que foram salvos.

Integração com o Salesforce

Sua ferramenta de prospecção de vendas e seu CRM agora estão conectados. Seus contatos podem ser importados do CRM da Salesforce para o Sales Navigator.

Existe uma sincronização diária de dados que permite a atualização das atividades dos leads que se encaixam nos perfis da sua rede.

Pesquisa avançada com o Lead Builder

Lead Builder é uma funcionalidade em que a prospecção vai funcionar na prática.

Ela oferece a possibilidade de segmentar sua busca utilizando filtros específicos que direcionam o seu processo.

Páginas de leads x Páginas de contas

O Sales Navigator divide os perfis em leads, que são as páginas de pessoas inscritas no LinkedIn, e contas, que são as páginas das empresas no LinkedIn.

Mas qual a diferença?

A busca por leads oferece mais opções de filtros, possibilitando uma prospecção mais específica. A pesquisa por contas inclui menos alternativas de filtros, mas isso não a deixa menos eficiente, tudo depende do seu processo.

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