Atraso no reparo de veículos pela seguradora – Posso Ser Indenizado?

 

Como se sabe, a ocorrência de um sinistro é algo muito desagradável por si só.

Quando somado com o descaso da segurada de veículos esse episodio fica pior do que deveria, pois muitas vezes as segurados descumprem de forma prolongada, o prazo de entrega do carro consertado, alegando uma série de desculpa.


atraso da entrega do veículo causa diversos transtornos ao proprietário, pois ele fica impossibilitado de usufruir de uma utilidade tão comum e necessária nos dias atuais.

A morosidade de meses para a realização de reparos em veículo automotor, mesmo naqueles que possuem peças de difícil aquisição, não é natural. É evidente que a privação de dispor do veículo por meses e por motivo injustificado impinge ao segurado uma situação aflitiva, pois é constantemente desapontado na expectativa de reaver seu bem, caracterizando-se o dano moral.

QUAL O PRAZO DE CONSERTO PELA SEGURADORA EM CASO DE SINISTRO?

A Circular 256/2004 da SESEP (Superintendência de Seguros Privados) assim dispõe:

Art. 33 (…)

1.º – Deverá ser limitado prazo para a liquidação dos sinistros, limitado a 30 (trinta) dias, contados a partir da entrega de todos os documentos básicos previstos no caput deste artigo, (…)

Com base nesta Circular, Juízes e Tribunais têm entendido que o prazo é 30 (trinta) dias.

Deve-se observa que este prazo é o prazo máximo.

Há casos em que a seguradora ou a oficina credenciada promete o conserto em um prazo menor.

Neste caso aconselhamos que o segurado  guarde os documentos que comprovam a promessa de um prazo menor.

Guardar os documentos é indispensável para fazer valer seu direito.

ATRASO NO CONSERTO – QUAIS OS DIREITOS DO CONSUMIDOR?

Em caso em que a seguradora não cumpriu o prazo estipulado que prometeu o consumidor tem o direito de ser ressarcido.

O prejuízo deve ser real e deve ser comprovado com documentos.

Se o segurado precisar alugar um veículo por causa do atraso na entrega do seu veículo  o consumidor deverá comprovar esta despesa.

Deverá guardar todos os contratos e recibos como comprova neste gasto

Havendo privação do veículo como instrumento de trabalho, documentos idôneos podem comprovar a diminuição da renda.

A guarda dos contratos e recibos é essencial para cobrar o prejuízo da seguradora.

DEMORA EXCESSIVA NO CONSERTO DO VEÍCULO – O CONSUMIDOR TEM DIREITO A DANOS MORAIS?

Uma demora injustificada e anormal no conserto do veículo poderá ser considerada ato ilícito grave.

Não é raro encontrar segurados que ficaram privados do automóvel por meses.

Saiba que nos casos de demasiada demora é possível buscar a Justiça para indenizações por dano moral.

Neste caso, recomendamos que procure um advogado de sua confiança para orientá-lo no ressarcimento de danos.

         A HDI, liberty, Tókio marine, banco do Brasil, porto seguro, são recorrentes neste tipo de demora.

 

 

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