Sobre o PEP
Só o maior grupo de educação do mundo poderia viabilizar esta iniciativa que vai ajudar você a realizar o sonho do ensino superior.
Com o PEP a mensalidade vai caber no seu bolso para você começar a estudar já: você parcela até 70% do seu curso, sem juros.
Um processo simples e ágil. O primeiro parcelamento pré-aprovado para estudantes ingressantes no Ensino Superior.
Leia o regulamento no site e obtenha mais informações sobre o PEP e suas condições de elegibilidade.
Quem pode pedir o PEP Pitágoras?
O PEP Pitágoras está aberto a todos os alunos recém aprovados no vestibular da faculdade (com exceção de alunos de Medicina). No momento da matrícula, o estudante deve manifestar seu interesse em participar do programa e, então, receberá as instruções de acordo com o seu caso e com a disponibilidade de vagas.
Como se inscrever no PEP Pitágoras?
O processo é relativamente simples. Não é preciso ter conta bancária nem apresentar um fiador (a figura do fiador só será necessária para uma das modalidades do PEP, como veremos mais adiante).
Diferentemente de muitos planos de financiamento estudantil, o PEP não está relacionado às notas do Enem. Ou seja: ter feito o Enem não é um pré-requisito para se inscrever. De qualquer forma, se você prestou o Exame e foi bem, suas notas podem servir para conseguir vaga sem fazer vestibular.
Uma vez aprovado no processo seletivo da Pitágoras, basta levar seus documentos pessoais para fazer normalmente a matrícula e solicitar a participação no PEP.
A aprovação do parcelamento depende do número de vagas, do curso e da unidade da Pitágoras. Além disso, as regras do PEP estão sujeitas a ajustes de acordo com o semestre. O mais garantido é falar diretamente com a faculdade, que analisará o seu caso particular.
O PEP Pitágoras tem mais de uma modalidade? Quais são?
Existem três diferentes modelos de contrato, denominados PEP 25, PEP 30 e PEP 50. Preste atenção nas características básicas de cada um deles e, para ler o regulamento completo, acesse o site da Pitágoras – cada modelo tem seu próprio regulamento.
- PEP 25: esse modelo financia 75% das mensalidades durante o primeiro ano de curso e 65% durante o segundo. Detalhe: o PEP 25 só é aplicável a graduações com duração máxima de dois anos, o que é o caso de muitos cursos superiores de tecnologia. O restante tem que ser pago pelo aluno mês a mês. A dívida adquirida só começa a ser quitada após a conclusão da faculdade.
- PEP 30: a aplicação do PEP 30 é muito mais ampla e abrange praticamente todas as graduações da Pitágoras. O financiamento é progressivo: no primeiro ano, 70%. No segundo, 60%. No terceiro, a parcela é de 50% e, a partir do quarto, 40%, número que se mantém até o final da graduação.
- PEP 50: essa é a modalidade que exige a figura do fiador. É aplicável também para a grande maioria das graduações presenciais da Pitágoras (lembre-se sempre de que o benefício está sujeito à disponibilidade de vagas). No PEP 50, o aluno paga 50% das mensalidades e tem os outros 50% financiados durante o curso. O pagamento da dívida só começa depois da formatura.
Como pagar a dívida do PEP Pitágoras depois de formado?
As parcelas se estenderão por um período igual à duração do curso financiado. Por exemplo, se o aluno usou o PEP para uma graduação de quatro anos, terá até quatro anos para saldar a dívida.
E anote esse grande diferencial do PEP Pitágoras: não há cobrança de juros sobre o valor devido. O único ajuste aplicado é a correção monetária, conforme o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA).
Mais uma vez, insistimos que o PEP avalia cada caso particular e suas regras podem ser alteradas. A dica é entrar em contato com a Pitágoras, assim você consegue. informações mais precisas.